As transformações
mundiais e a globalização exigem da sociedade constantes mudanças. No que se
refere à educação isso se concretiza nas reformas curriculares que visam à
adequação da educação escolar às novas exigências impostas pela globalização da
economia e pelo cenário político e cultural da era pós-industrial.
Surgem
então como políticas educacionais os documentos curriculares. São documentos
oficiais norteadores com a função de consolidar e explicitar diretrizes
educativas e sua operacionalização visando orientar a ação das entidades
envolvidas no âmbito do sistema de ensino. Abordamos na disciplina de Didática sobre alguns
documentos curriculares em vigor:
v Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
v PCN 5ª a 8ª - LP
v PCN E.M. - Bases Legais
v PCN SC - Documento completo (1998): Educação
Infantil / Ensino fundamental e médio (1 só volume)
v Temas Transversais
v Projeto Político Pedagógico – PPPs – documento curricular das
escolas
Os documentos
curriculares apresentam relação um com o outro, servem de base para pensar as
propostas curriculares, e possuem as suas especificidades. Sem dúvida são
documentos que precisamos conhecer e nos apropriarmos por serem relevantes como elemento
catalisador de ações na busca de melhorias da qualidade da educação brasileira,
bem como garantir o processo de construção da cidadania.
Mas ainda há muitas lacunas entre o plano teórico e a
prática pedagógica, pois temos conhecimento das deficiências da prática em
relação às intencionalidades elaboradas no plano ideológico. Creio que a
questão desafiadora e premente do educador que está concluindo sua formação
acadêmica hoje é... como fazer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário