A
escola e o conhecimento que ela transmite tem papel socialmente relevante. O
conhecimento escolar contribui para a realização de planos e/ou projetos
futuros, para a formação de sujeitos autônomos, críticos e criativos e
consequentemente oportuniza mudanças sociais e individuais.
Segundo
Candau, “uma
educação de qualidade deve propiciar ao (à) estudante ir além dos referentes
presentes em seu mundo cotidiano, assumindo-o e ampliando-o, transformando-se,
assim, em um sujeito ativo na mudança de seu contexto.” (MOREIRA & CANDAU,
2007 p.21).
Vivemos
num mundo globalizado onde o conhecimento abrangente e o desenvolvimento de
aptidões técnicas e sociais tornam-se imprescindíveis. Cada vez mais estamos
inseridos nessa realidade acelerada, que exige saberes para aquisição de
competências, conteúdos e habilidades cognitivas.
E complementando este panorama é relevante o papel
do professor como mediador do conhecimento escolar, aquele que transmite e incorpora
o conhecimento e valores como prioritários para
ajudar os alunos a ir além dos conhecimentos cotidianos.
Não é simples, requer criatividade, originalidade,
escolhas apropriadas de conteúdos e
das formas de organização desse conhecimento, pois quanto melhor o professor media, melhor será
o professor e os resultados dessa mediação, que compõe o processo de aprendizagem na preparação dos alunos para
o enfrentamento do mundo e do universo profissional.
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