sábado, 5 de maio de 2012

Conhecimento Escolar: um dos elementos centrais do currículo


A escola e o conhecimento que ela transmite tem papel socialmente relevante. O conhecimento escolar contribui para a realização de planos e/ou projetos futuros, para a formação de sujeitos autônomos, críticos e criativos e consequentemente oportuniza mudanças sociais e individuais.
Segundo Candau, “uma educação de qualidade deve propiciar ao (à) estudante ir além dos referentes presentes em seu mundo cotidiano, assumindo-o e ampliando-o, transformando-se, assim, em um sujeito ativo na mudança de seu contexto.” (MOREIRA & CANDAU, 2007 p.21).
Vivemos num mundo globalizado onde o conhecimento abrangente e o desenvolvimento de aptidões técnicas e sociais tornam-se imprescindíveis. Cada vez mais estamos inseridos nessa realidade acelerada, que exige saberes para aquisição de competências, conteúdos e habilidades cognitivas.   
E complementando este panorama é relevante o papel do professor como mediador do conhecimento escolar, aquele que transmite e incorpora o conhecimento e valores como prioritários para ajudar os alunos a ir além dos conhecimentos cotidianos.
Não é simples, requer criatividade, originalidade, escolhas apropriadas de conteúdos e das formas de organização desse conhecimento, pois quanto melhor o professor media, melhor será o professor e os resultados dessa mediação, que compõe o processo de aprendizagem na preparação dos alunos para o enfrentamento do mundo e do universo profissional.


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