domingo, 8 de julho de 2012

A importância do Planejamento Pedagógico



O planejamento é uma ferramenta importante e serve para subsidiar as ações docentes. É o plano de aula que dá ao professor a dimensão da importância de sua aula, os objetivos a que ela se destina, os conteúdos que deve ensinar para formar cidadãos atuantes na sociedade, enfim, é um organizador e norteador das práticas pedagógicas.
É um processo de organização e coordenação da ação dos professores. Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o planejamento que define os fins do trabalho pedagógico. Seu objetivo principal responde as perguntas “para quê”, “para quem” e “com o quê” a escola vai funcionar. O plano e o programa têm um grande significado para esse planejamento. (MEC, 2006, p.42)

Por isso, é inconsequente pensar que a experiência de anos de docência é suficiente para a realização de um bom trabalho, sendo um dos principais motivos que levam um professor a não obter sucesso em suas aulas.
O professor necessita estar naturalmente sempre acompanhando, observando e pretendendo que o aluno aprenda e apreenda, para que efetivamente se aproprie do conhecimento de forma significativa, e assim os objetivos estabelecidos por ele sejam alcançados. O acompanhamento/observação em sala de aula do desempenho do aluno leva o educador a agir melhor, a redirecionar seus passos, a replanejar fazendo coisas diferentes, para que realmente se efetive o processo de aprendizagem dos alunos.
Planejar requer:
- pesquisar sempre;
- ser criativo na elaboração da aula;
- estabelecer prioridades e limites;
- estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
- ser flexível para replanejar sempre que necessário.
Ao Planejar devemos sempre levar em conta:
- as características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
- os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
- o conteúdo de cada série;
- os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
- as condições objetivas de trabalho.
Com base nisso, defina:
- o que vai ensinar;
- como vai ensinar;
- quando vai ensinar;
- o que, como e quando avaliar.

MEC – Ministério da Educação e Cultura. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos – Avaliação e Planejamento – Caderno 4 – SECAD – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – 2006.

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