O planejamento é
uma ferramenta importante e serve para subsidiar as ações docentes. É o plano
de aula que dá ao professor a dimensão da importância de sua aula, os objetivos
a que ela se destina, os conteúdos que deve ensinar para formar cidadãos
atuantes na sociedade, enfim, é um organizador e norteador das práticas
pedagógicas.
É um processo de organização e
coordenação da ação dos professores. Ele articula a atividade escolar e o contexto
social da escola. É o planejamento que define os fins do trabalho pedagógico.
Seu objetivo principal responde as perguntas “para quê”, “para quem” e “com o
quê” a escola vai funcionar. O plano e o programa têm um grande significado
para esse planejamento. (MEC, 2006, p.42)
Por isso, é inconsequente
pensar que a experiência de anos de docência é suficiente para a realização de
um bom trabalho, sendo um dos principais motivos que levam um professor a não
obter sucesso em suas aulas.
O professor necessita estar
naturalmente sempre acompanhando, observando e pretendendo que o aluno aprenda
e apreenda, para que efetivamente se aproprie do conhecimento de forma
significativa, e assim os objetivos estabelecidos por ele sejam alcançados. O
acompanhamento/observação em sala de aula do desempenho do aluno leva o
educador a agir melhor, a redirecionar seus passos, a replanejar fazendo coisas
diferentes, para que realmente se efetive o processo de aprendizagem dos
alunos.
Planejar requer:
- pesquisar
sempre;
- ser
criativo na elaboração da aula;
- estabelecer
prioridades e limites;
- estar
aberto para acolher o aluno e sua realidade;
- ser
flexível para replanejar sempre que necessário.
Ao Planejar devemos sempre levar
em conta:
- as
características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
- os
objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
- o conteúdo
de cada série;
- os
objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
- as condições objetivas de trabalho.
Com base nisso, defina:
- o que vai
ensinar;
- como vai
ensinar;
- quando vai
ensinar;
- o que, como
e quando avaliar.
MEC – Ministério
da Educação e Cultura. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos –
Avaliação e Planejamento – Caderno 4 – SECAD – Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade – 2006.
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