domingo, 1 de abril de 2012

Qual é o papel do professor de português?



“Ninguém pode ensinar verdadeiramente se não ensina alguma coisa que seja verdadeira ou válida aos seus olhos.” 
(Forquin: Escola e Cultura, p.9)


Embora minha experiência em sala de aula seja pequena, tenho ciência de que o papel do professor é uma tarefa árdua, complexa, mas ao mesmo tempo desafiadora e gratificante.
Segundo Kenski “pensar o papel do professor no atual estágio da sociedade é identificar uma multiplicidade de ações diferentes para a mesma função” (2006, p.95), ou seja, é uma profissão mesclada por várias atribuições. Podemos até compará-la a de um psicólogo, pois o educador faz um acompanhamento de seus alunos dentro da escola, onde surgem as dificuldades, angústias, frustrações, conflitos, e fora da escola como um dos responsáveis por construir conhecimentos e contribuir na formação da personalidade do aluno, como um mediador de valores e transformador da realidade das pessoas, ou melhor, transformar o aluno no “sujeito de sua própria história”.
É importante comentar que uma criança que recebe orientação, que frequenta a escola, que pratica esportes, tem menores chances de entrar no mundo do crime, e isso já caracteriza uma grande conquista da nossa área.
Quanto ao papel do professor de português, é essencial estarmos preparados para educar visando prover os alunos para as diversidades da sociedade sem desconsiderar o conhecimento linguístico e cultural, sem esquecer de que ensinar também é aprender, sem esquecer que o professor hoje necessita de constante atualização de conhecimentos e domínio das tecnologias que vão surgindo, e, ainda, que professores e alunos exercem juntos o papel de protagonistas na escola.
Nesse contexo é fundamental que os decisores das políticas educativas priorizem a valorização dos profissionais da educação, para que mais jovens se sintam atraídos pela profissão.

 
 






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