Parece
simples responder a esta questão, mas não é. Vivemos hoje num mundo de
singularidades, num mundo de semelhanças e diferenças, onde cada indivíduo trás
consigo marcas que o diferenciam e o aproximam das outras pessoas como as
questões de gênero, etnia, religião, cultura, e outras, diversidades que se tornam
um desafio para os educadores.
As
diferenças culturais, sociais, econômicas estão visíveis na sociedade em que
vivemos, e a escola por ser um local de formação, de encontros, debates se torna um espaço primordial para uma nova
consciência em relação à diversidade e ao multiculturalismo.
Como bem nos diz Candau à
escola “é um espaço de busca, construção, diálogo e confronto, prazer, desafio,
conquista de espaço, descoberta de diferentes possibilidades de expressão e
linguagens, aventura, organização cidadã, afirmação da dimensão ética e
política de todo o processo educativo.”(1996, p.15)
Então, é papel da escola formar cidadãos, dar aos alunos os
ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de
evolução, bem como orientá-los para a vida, pois todas essas experiências que giram em torno do conhecimento
escolar tem um efeito extremamente importante: a constituição das identidades
sociais dos alunos.
E
para isso precisamos dos melhores quadros de professores. E isso também é uma
questão para se pensar!
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